sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O papel do Coordenador Pedagógico

O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E CONQUISTAS


A crise de identidade do coordenador é um ponto neuvrágico nas relações de poder dentro da instituição, principalmente porque os lideres pedagógicos assumem várias funções e acabam por minorar a sua atuação no seu campo de trabalho.

Vimos que o coordenador pedagógico assim como os professores vivem uma crise de identidade, onde discutem qual o verdadeiro papel na escola: ser um orientador de aprendizagem, um professor, um articulador , um psicólogo. O ativismo cotidiano transforma o coordenador pedagógico e o professor em um faz de tudo que acabam por não fazer o essencial: ensinar e aprender para ensinar melhor.

O texto nos remonta a capacidade de refletir sobre a nossa prática. O processo de planejamento pedagógico não deve ser uma tônica somente dos educadores. O Projeto Político pedagógica deve ser o referencial teórico metodológico na atuação do Coordenador pedagógico.

Um dos pontos apresentados por FONSECA(2001): “Possibilitar um referencial de com junto para a caminhada pedagógica – aglutinar pessoas em torno de uma causa comum.” Fortalece o conceito de que a escola precisa discutir sobre o papel de cada membro da equipe escolar para que o seu trabalho possa somar, e não dividir.
Concordo com o autor quando coloca que o coordenador pedagógico garante o espaço para a dialogacidade ou seja, um espaço para que o professor exponha seus medos, suas conquistas e seus desafios.

A gestão da participação onde os atores participam da tomada de decisão é um grande desafio para os sistemas de ensino da educação básico e somos conclamados a levantar essa bandeira sob pena de nossa ação perder o sentido para aqueles que são a razão de ser da educação, o aluno.

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